Alunos da rede pública de São Luís estão sem aulas por causa da falta de manutenção e precariedade das escolas.
As aulas que eram pra ter começado dia 10 de fevereiro, até agora nunca teve início e já estamos quase no meio do ano letivo.
As crianças e os pais estão "aperiados" sem o início dos estudos.
Uma criança de 11 anos que estuda em uma dessas escolas diz " o banheiro da minha e escola está todo pinchado, não tem vaso sanitário, a pia está quebrada e falta água"
Segundo o sindicato dos professores 42 escolas municipais estão com problemas de infraestrutura em São Luís e por isso as aulas ainda não foram retomadas.
O ministério público abriu um processo pra investigar de quem é a responsabilidade do descaso com a educação.
Em algumas escolas os próprios professores se recusaram a dar aulas até os problemas de infraestrutura serem resolvidos.
Os professores reclamam de infraestrutura nas paredes , faltam lâmpadas nas salas que acabam ficando escuras, não há ventiladores no lugar onde a temperatura é sempre alta e falta também material pedagógico.
Sem alunos e professores o mato só cresce e o abandono só aumenta.
"Nós resolvemos não iniciar o ano letivo , por que nós não temos a mínima condições de trabalho. as crianças precisam estar nas escolas" afirmou uma das professoras da rede de ensino.
Apesar de tudo isso relatado acima , a secretária de educação da capital disse que já fez reparos em 50 escolas e garante que está fazendo a manutenção em outras.
A secretária conclui que irá elaborar um calendário pra reposição das aulas.
Comentários
Postar um comentário