Pular para o conteúdo principal

Governo e Ufma discutem cooperação técnica na Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

Governo e Ufma discutem cooperação técnica na Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros
Com objetivo de discutir a cooperação técnico-científica entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), no âmbito do curso de Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, foi realizada nesta quarta-feira (31), reunião com o foco na parceria, que tem como uma de suas finalidades, a realização de trabalho de pesquisa de alunos e professores em Cabo Verde, na África, em junho de 2018.
Participaram da reunião de trabalho, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; a secretária adjunta de Ensino, Nádya Dutra; o coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Ufma, Carlos Benedito Rodrigues da Silva; a coordenadora do curso de Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, Kátia Régis, professores e alunos da Universidade.
Na ocasião, a comissão formada por docentes e discentes do curso entregou ao secretário Felipe Camarão projeto sobre a realização do Colóquio Internacional Políticas Antirracistas no Mundo/Seminário Internacional de Cursos de Graduação em Estudos Africanos, no qual os estudantes realizarão também uma disciplina intensiva.
De acordo com o documento apresentado, o evento visa “promover um espaço de discussão e de construção do conhecimento acerca da temática e contribuir para refletir e oferecer subsídios para a implementação efetiva das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08, que legislam sobre a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africanas, Afro-Brasileiras e Indígenas no Brasil”, diz.
“Esta é uma temática que governo do estado tem total interesse que, de fato, seja trabalha nas escolas. Essas leis já estão em vigor, mas precisam estar presentes nos ambientes escolares. Portanto, a Seduc está trabalhando para que a legislação seja implantada em todas as unidades da rede e essa parceria com a Ufma vai possibilitar, inclusive, a formação de professores em todo do Maranhão”, destacou secretário Felipe Camarão.
Para o estudante Charles Alves, o apoio do governo para a realização do trabalho de pesquisa em Cabo Verde, será fundamental para ampliar a produção acadêmica e formação dos educadores. “Agradecemos a recepção do governo e o apoio para que possamos ampliar o diálogo com o continente africano. Nossa contrapartida será, como professor, formar outros professores e lutar para que vivamos em uma sociedade justa e sem preconceitos”, enfatizou.
Uma nova reunião técnica deverá ocorrer nas próximas semanas a fim de alinhar os últimos detalhes para a assinatura do termo de cooperação entre as duas instituições.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Não aguentamos mais tanto descaso da prefeitura” clama população de Dom Pedro

  Durante sua gestão Galego Mota já tem em seu currículo algumas polêmicas por tomar decisões impensadas e metendo os pés pelas mãos, voltando atrás quando é pressionado pela oposição ou aconselhado por seus assessores. Galego Demonstra claramente sua total falta de experiência em administração pública, principalmente para administrar uma cidade como Dom Pedro, que é uma cidade com inúmeros problemas bem complexos em todos os setores. Falar em cuidado do prefeito – ou o descuido, e por que não falar o abandono no qual ele deixou a população e a cidade de Dom Pedro, sua promessa de priorizar a Saúde e a Educação parece ter ficado lá no palanque da campanha. Os dois setores estão completamente abandonados por ele, totalmente desassistidos, causando indignação em todos os dompedrense, inclusive em seus eleitores. Não há um único dia em que os veículos de impressa não divulguem descaso da prefeitura com escolas e hospitais Por falar em hospitais, o atual “hospital” que tem na cidade não at

Suplente de Vereador Miguel da Rua 100 rompe com Deputado Leandro Bello

  Nesta sexta-feira(01/09) o suplente de Vereador Miguel da Rua 100 anunciou seu rompimento político com o deputado estadual Leandro Bello, Miguel da Rua 100 teve uma votação expressiva na eleição de 2020 se firmando como uma grande liderança na região da rua 100 e adjacências. O deputado Leandro Bello não têm mantido boas relações com seus aliados no município de Timon-MA tendo em vista que as lideranças que ajudaram na sua campanha no ano de 2022 boa parte não o acompanha mais. Com esse anúncio de rompimento, políticos têm entrado em contato com Miguel para reunir e firmar parceria, que ainda será tudo analisado pelo o mesmo para decidir qual caminho seguir.  Ainda em tempo vale ressaltar que Miguel da rua 100 tem buscado benefícios para sua comunidade e assim segue lutando para que seu povo tenha dignidade em lazer,moradia,segurança e dentre outros.

Samuel Aragão e Weverton Rocha fazem reunião de alinhamento político

  Os líderes políticos Senador Weverton Rocha(PDT) e o pré candidato a vereador de Coelho Neto, Samuel Aragão(sem partido) estiveram reunidos na tarde desta segunda feira 01 de abril para discutir alianças sobre as eleições municipais que ocorre este ano. O encontro foi uma oportunidade para discutir as iniciativas em andamento e alinhar os esforços em prol dos objetivos comuns. Além disso, foram destacadas as conquistas já alcançadas para a cidade de Coelho Neto e os desafios que ainda precisam ser superados. O encontro proporcionou um espaço para a troca de ideias e a definição de diretrizes para o futuro referente as eleições, reafirmando o compromisso conjunto com o desenvolvimento da região. Após a conclusão da reunião, Weverton Rocha se dispôs a estar disponível a continuar colaborando ativamente com as iniciativas em curso. A união de esforços entre todas as partes envolvidas demonstra a importância do trabalho conjunto na busca por soluções e no alcance de resultados significat