Pular para o conteúdo principal

Os 10 alimentos que podem causar pedras nos rins

Os Alimentos que Podem Causar Pedra nos Rins que muitos ignoram. Além disso, o conselho geral para os diferentes tipos de pedras é reduzir a ingestão de sódio, sal de mesa e alimentos processados, e limitar a proteína animal em sua dieta, particularmente no caso de pedras de ácido úrico. Também evite alimentos ricos em oxalatos, caso possua pedras de oxalato de cálcio.

Obscura, dolorosa e potencialmente fatal, os cálculos renais afetam 1 em cada 10 pessoas em algum momento da vida. A coisa mais horrível das Pedra nos Rins, além da dor, é que elas podem voltar – a incidência de recorrência é cotada em 70%. Você não precisa mais viver com medo. Com um pouco de cuidado e mudanças dietéticas simples, você pode deixar de lado o medo da reincidência das pedras. Se você tiver cálculos renais ou já teve no passado, aqui está o que você pode fazer.

Como Prevenir Cálculos Renais: Quando há muito cálcio, oxalato ou fósforo na urina, eles podem se combinam e cristaliza para formar os cálculos de cálcio oxalato ou cálcio fosfato. Até mesmo o ácido úrico na urina pode se instalar para formar pedras de ácido úrico. Sua dieta pode influenciar muito os níveis urinários dessas substâncias. A estratégia básica para desencorajar a formação de pedra é reduzir os níveis urinários de sódio, oxalato, ácido úrico e cálcio e aumentar o citrato urinário. Então, confira agora Os 10 Alimentos que Podem Causar Pedra nos Rins:
Alimentos Ricos em Oxalatos: Ao evitar os alimentos ricos em oxalato, você estará diminuindo a disponibilidade de uma matéria-prima necessária para formar as pedras mais comuns. Isso, no entanto, é eficaz apenas para aqueles que possuem pedras de oxalato de cálcio. Evite os seguintes alimentos:

Frutas: Damascos, figos, ruibarbo, kiwi, morangos
Legumes: Alcachofra, feijão verde, beterraba, repolho vermelho cru, aipo, cebolinha, berinjela, alho-poró, quiabo, pimentão verde, rutabagas, abóbora, salsa, milho branco.
Verduras de folhas escuras: acelga-suíça, legumes de beterraba, mostarda, folhas de dente-de-leão, espinafre, couve, escarola e rúcula.
Batatas, batatas doces, pasta de tomate.
Feijão: cozido, preto, branco, rosa.
Nozes e sementes: Amêndoas, cajus, amendoim, manteiga de amendoim, nozes, sementes de gergelim, sementes de girassol e sementes de papoula.
Amidos: Cevada, farinha de milho, trigo sarraceno, lentilha e sopa de batata
Produtos de trigo integral: pão, macarrão, tortilha, germe de trigo, farelo de trigo e cereais de farelo, creme de trigo e trigo ralado.
Bebidas: bebidas com chocolate, chá, café instantâneo e sorvete de alfarroba
Outros: Chocolate, produtos de soja, azeitonas pretas, pimenta, açafrão.
Alimentos Ricos em Sódio: O sódio faz com que os rins excretem mais cálcio na urina. Altas concentrações de cálcio podem formar sais com oxalato ou fósforo, levando a cálculos renais. O sódio também reduz os níveis de citrato de pedra na urina. O fato de os níveis urinários de cálcio refletir nos níveis de sódio na dieta pode ser usado para nossa vantagem. Limite a ingestão diária de sódio em menos de 2 gramas por dia. Evite os seguintes itens:

Sal de mesa (cloreto de sódio)
Comidas rápidas
Alimentos processados, enlatados e embalados
Alimentos com estas etiquetas – bicarbonato de sódio (bicarbonato de sódio), fermento em pó, fosfato dissódico, glutamato monossódico (MSG), alginato de sódio, nitrato de sódio, nitrito de sódio.
Proteínas Animais e Outras Fontes de Purina: As purinas são compostos naturais encontrados no corpo, até mesmo em nosso DNA e em muitos alimentos. Elas podem ser divididas em ácido úrico pelo nosso corpo. Então, se ingerimos muita purina, as concentrações de urina de ácido úrico aumentarão. O ácido úrico urinário pode se estabelecer e formar cálculos renais.

A proteína animal define as probabilidades a favor da formação de pedra, reduzindo a excreção de citrato e aumentando a excreção de cálcio e ácido úrico. Indivíduos com histórico de cálculos renais devem limitar a ingestão diária de proteínas animais a 80 gramas.

OBS: Controle sua dieta para combater a obesidade e o diabetes. Você pode está se perguntando o que a obesidade e o diabetes têm a ver com a pedras formadas nos rins. Aqui está a relação: A resistência à insulina, uma causa comum de diabetes, pode reduzir o citrato e aumentar o cálcio na urina – ambos os fatores de risco para cálculos nos rins.

Um maior índice de massa corporal (IMC), como no caso de indivíduos obesos, tem sido associado à uma maior excreção de oxalato – outro fator de risco para pedras. Desta forma, a perda de peso conduzida por uma dieta saudável e não dependente da proteína animal e do manejo efetivo do diabetes pode prevenir as Pedra nos Rins.

Nem todos os líquidos são bons para pedra nos rins: O conselho mais eficaz que alguém pode dar para evitar cálculos renais é beber líquido. Beber 2.5 à 3 litros de líquidos por dia pode aumentar o volume de urina, o que pode fazer maravilhas. No entanto, o tipo de líquido também é importante.

Por exemplo, café e cerveja diminuem o risco de pedras não oxaladas, mas aumentam o risco de pedras de oxalato de cálcio. O suco de limão com uma alta concentração de citrato pode diminuir os riscos de pedras, além das pedras de fosfato de cálcio, enquanto são prejudiciais para aqueles com pedras de fosfato de cálcio.

Da mesma forma, o suco de toranja parece aumentar o risco de pedras em geral por razões desconhecidas. Um bom ponto de partida seria fazer testes de sangue ou urina para identificar o tipo de pedras que tem ou pode desenvolver. Algumas pessoas que são eliminar pedras pequenas na urina podem enviar as pedras ao laboratório para testar também.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Não aguentamos mais tanto descaso da prefeitura” clama população de Dom Pedro

  Durante sua gestão Galego Mota já tem em seu currículo algumas polêmicas por tomar decisões impensadas e metendo os pés pelas mãos, voltando atrás quando é pressionado pela oposição ou aconselhado por seus assessores. Galego Demonstra claramente sua total falta de experiência em administração pública, principalmente para administrar uma cidade como Dom Pedro, que é uma cidade com inúmeros problemas bem complexos em todos os setores. Falar em cuidado do prefeito – ou o descuido, e por que não falar o abandono no qual ele deixou a população e a cidade de Dom Pedro, sua promessa de priorizar a Saúde e a Educação parece ter ficado lá no palanque da campanha. Os dois setores estão completamente abandonados por ele, totalmente desassistidos, causando indignação em todos os dompedrense, inclusive em seus eleitores. Não há um único dia em que os veículos de impressa não divulguem descaso da prefeitura com escolas e hospitais Por falar em hospitais, o atual “hospital” que tem na cidade não at

Suplente de Vereador Miguel da Rua 100 rompe com Deputado Leandro Bello

  Nesta sexta-feira(01/09) o suplente de Vereador Miguel da Rua 100 anunciou seu rompimento político com o deputado estadual Leandro Bello, Miguel da Rua 100 teve uma votação expressiva na eleição de 2020 se firmando como uma grande liderança na região da rua 100 e adjacências. O deputado Leandro Bello não têm mantido boas relações com seus aliados no município de Timon-MA tendo em vista que as lideranças que ajudaram na sua campanha no ano de 2022 boa parte não o acompanha mais. Com esse anúncio de rompimento, políticos têm entrado em contato com Miguel para reunir e firmar parceria, que ainda será tudo analisado pelo o mesmo para decidir qual caminho seguir.  Ainda em tempo vale ressaltar que Miguel da rua 100 tem buscado benefícios para sua comunidade e assim segue lutando para que seu povo tenha dignidade em lazer,moradia,segurança e dentre outros.

Samuel Aragão e Weverton Rocha fazem reunião de alinhamento político

  Os líderes políticos Senador Weverton Rocha(PDT) e o pré candidato a vereador de Coelho Neto, Samuel Aragão(sem partido) estiveram reunidos na tarde desta segunda feira 01 de abril para discutir alianças sobre as eleições municipais que ocorre este ano. O encontro foi uma oportunidade para discutir as iniciativas em andamento e alinhar os esforços em prol dos objetivos comuns. Além disso, foram destacadas as conquistas já alcançadas para a cidade de Coelho Neto e os desafios que ainda precisam ser superados. O encontro proporcionou um espaço para a troca de ideias e a definição de diretrizes para o futuro referente as eleições, reafirmando o compromisso conjunto com o desenvolvimento da região. Após a conclusão da reunião, Weverton Rocha se dispôs a estar disponível a continuar colaborando ativamente com as iniciativas em curso. A união de esforços entre todas as partes envolvidas demonstra a importância do trabalho conjunto na busca por soluções e no alcance de resultados significat