Pular para o conteúdo principal

Quarta edição do Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação acontece de 18 a 20 de outubro, em São Luís (MA)

Encontro reúne especialistas nacionais e internacionais para discutir o futuro da comunicação no Brasil

Uma das marcas do governo de Jair Bolsonaro é o combate ao jornalismo, ao pensamento e à cultura livres. As violações do direito à liberdade de expressão, antes difusas e perpetradas principalmente por empresas e pelo poder Judiciário, passaram a ser sistemáticas e institucionalizadas. Sob a batuta da extrema-direita, a censura se tornou uma política de Estado no Brasil. Com o objetivo de discutir caminhos para uma comunicação mais democrática e estratégias para enfrentar o atual cenário de violação de direitos, centenas de jornalistas, especialistas, estudantes, ativistas e defensores dos direitos humanos se reúnem em São Luís (MA) para o 4º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (ENDC), que acontece entre os dias 18 e 20 de outubro, na Faculdade Estácio - Campus Centro.

"Desde a realização da Conferência Nacional de Comunicação, em 2009, os encontros nacionais pelo direito à comunicação têm cumprido o papel de ser um espaço de debate sobre temas relativos à comunicação e à liberdade de expressão no país. É um espaço de articulação de pesquisadores, estudantes, comunicadores, dirigentes do movimento social e popular e entidades de luta pela democratização da comunicação. Nesta quarta edição do ENDC, pretendemos sair fortalecidos e com diretrizes bem delineadas para enfrentar as violações de direitos e lutar em defesa da democracia e da liberdade de expressão", ressalta Renata Mielli, coordenadora-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), entidade responsável pela organização do encontro.

Um time de especialistas foi convocado para discutir os principais temas da área da comunicação, com ênfase em assuntos relacionados à liberdade de expressão, à defesa de uma internet livre e de um sistema de mídia plural e diverso. No sábado (19), às 9h, o sociólogo e professor da London School of Economics and Political Science, Nick Couldry, um dos mais importantes pensadores contemporâneos de mídia e cultura, palestra por videoconferência na mesa "Os desafios para o exercício da liberdade de expressão numa sociedade hiperconectada".

No mesmo dia, às 14h, a mesa "Democracia roubada: discurso de ódio, desinformação e as plataformas monopolistas digitais" terá a participação de Martín Becerra, professor titular das universidades de Quilmes (UNQ) e de Buenos Aires (UBA). Becerra é uma referência nos estudos da economia política da comunicação e já publicou diversos trabalhos sobre concentração e regulação dos meios de comunicação na América Latina. Completam a mesa Sérgio Amadeu, professor da UFABC; Lola Aranovich, professora da UFC; e Ana Cláudia Mielke, jornalista e secretária-geral do FNDC. Também participam do 4º ENDC o jornalista Leandro Demori, editor-executivo do The Intercept Brasil; Manoel Rangel, cineasta e ex-diretor-presidente da Ancine; e o cantor, compositor e poeta maranhense Joãozinho Ribeiro.

"A censura institucionalizada em ações do Estado e a legitimação de práticas autoritárias nos estados e municípios reforçam que é fundamental atuarmos na defesa das liberdades democráticas. A realização do 4° ENDC assume importante papel nesse momento por somar potências e possibilitar a retomada de uma ação em rede em defesa da liberdade de expressão, da cultura e da própria democracia", destaca Ana Cláudia Mielke.

Polo de resistência ao autoritarismo que se instaurou no Brasil, os estados nordestinos têm se unido para enfrentar os retrocessos promovidos pelo governo Bolsonaro em diversas áreas. Recentemente, os governadores anunciaram o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), com o objetivo de defender os interesses da região e implementar ações integradas em diversas áreas, inclusive na comunicação. As emissoras públicas do Nordeste formarão uma rede para produção e distribuição de conteúdos, compra de equipamentos, criação de editais, ampliação do sinal digital e intercâmbio de tecnologias e profissionais.

O ENDC acontece a cada dois anos. A primeira edição foi em 2012, em Recife (PE). Na sequência, o ENDC passou por Belo Horizonte (MG), em 2015, e Brasília (DF), em 2017. Neste ano, o encontro conta com o apoio do Governo do Maranhão e da Faculdade Estácio.

*Serviço*
O que? 4º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação
Quando? 18 a 20 de outubro, das 9h às 18h
Onde? Faculdade Estácio - Campus Centro (Rua Grande/Oswaldo Cruz, nº 1.455, São Luís/MA)
_Programação completa: https://www.doity.com.br/4endc_

*Mais informações:*
Gyssele Mendes (coordenadora de Comunicação do ENDC): (21) 99638-1955/gyssele@intervozes.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Não aguentamos mais tanto descaso da prefeitura” clama população de Dom Pedro

  Durante sua gestão Galego Mota já tem em seu currículo algumas polêmicas por tomar decisões impensadas e metendo os pés pelas mãos, voltando atrás quando é pressionado pela oposição ou aconselhado por seus assessores. Galego Demonstra claramente sua total falta de experiência em administração pública, principalmente para administrar uma cidade como Dom Pedro, que é uma cidade com inúmeros problemas bem complexos em todos os setores. Falar em cuidado do prefeito – ou o descuido, e por que não falar o abandono no qual ele deixou a população e a cidade de Dom Pedro, sua promessa de priorizar a Saúde e a Educação parece ter ficado lá no palanque da campanha. Os dois setores estão completamente abandonados por ele, totalmente desassistidos, causando indignação em todos os dompedrense, inclusive em seus eleitores. Não há um único dia em que os veículos de impressa não divulguem descaso da prefeitura com escolas e hospitais Por falar em hospitais, o atual “hospital” que tem na cidade nã...

Samuel Aragão e Weverton Rocha fazem reunião de alinhamento político

  Os líderes políticos Senador Weverton Rocha(PDT) e o pré candidato a vereador de Coelho Neto, Samuel Aragão(sem partido) estiveram reunidos na tarde desta segunda feira 01 de abril para discutir alianças sobre as eleições municipais que ocorre este ano. O encontro foi uma oportunidade para discutir as iniciativas em andamento e alinhar os esforços em prol dos objetivos comuns. Além disso, foram destacadas as conquistas já alcançadas para a cidade de Coelho Neto e os desafios que ainda precisam ser superados. O encontro proporcionou um espaço para a troca de ideias e a definição de diretrizes para o futuro referente as eleições, reafirmando o compromisso conjunto com o desenvolvimento da região. Após a conclusão da reunião, Weverton Rocha se dispôs a estar disponível a continuar colaborando ativamente com as iniciativas em curso. A união de esforços entre todas as partes envolvidas demonstra a importância do trabalho conjunto na busca por soluções e no alcance de resultados signif...

Confira a listagem e fotos dos candidatos que possivelmente serão eleitos no dia 15 de novembro para Câmara de vereadores em São Luís

Analisado o volume de campanhas nas ruas, o potencial político e eleitoral de cada candidato ao Legislativo da capital maranhense, o Blog do Lukas Carvalho publica nesta quarta-feira(04), faltando 11 dias para a eleição, os candidatos favoritos para conquistar uma vaga na Câmara de Vereadores de São Luís. A relação abaixo segue critério de vaga por partido. O Podemos deve eleger 04 vereadores, sendo os mais cotados: Sá Marques, Octávio Soeiro, Marcial Lima e Chaguinhas O PSL deve fazer 02 vereador, sendo Chico Carvalho e o Sebastião Albuquerque. No PCdoB, a expectativa é que o partido eleja 03 vereadores e os favoritos são, Astro de Ogum, Marcelo Poeta e Fátima Araújo O PL deverá eleger 02 vereadores, os favoritos da sigla são: Aldir Júnior e Eidimar Gomes No Democratas, deve eleger 02 nomes, Marquinhos e Edson Gaguinho O DC fará 01 vereador, acreditam que a favorita para se eleger será a Rejanny O PTB fará 01 vere...