Pular para o conteúdo principal

Prefeito de Brumadinho(MG): "A prefeitura não tem nada haver com isso"


O prefeito de Brumadinho (MG), Avimar Barcelos (PV), eximou a administração municipal de qualquer culpa no rompimento da barragem e cobrou da Vale e do governo estadual providências para ajuda na recuperação da cidade e nas indenizações.

"A prefeitrua não tem culpa nenhuma nisso. Nenhuma, nenhuma. As licenças foram dadas pelo Estado", afirmou Barcelos. "A prefeitura não tem essa obrigação, não. Essa obrigação é da Vale e do Estado."

Questionado a respito do papel da prefeitura em ações preventivas, o prefeito afirmou que "não havia o que fazer", mas admitiu que não havia nenhum plano de contenção de crise por parte da cidade para casos de acidente. "Plano de contenção não existia. A Vale que tinha que ter isso."

Bastante alterado, o prefeito falou que os relatórios da prefeitura não mostravam qualquer risco de rompimento, e que esse trabalho não é da esfera municipal, mas sim do Estado, de quem é a competência por autorizar atividades de mineração.


Barcelos, conhecido também como Neném da ASA, afirmou que as consequências da tragédia devem perdurar por muito tempo em Brumadinho, impactando diretamente a atividade econômica da cidade. "A cidade vai parar, o comércio vai parar. A Vale vai ter que bancar isso aí. Ela vai ter que dar um jeito de pagar." Segundo o prefeito, cerca de 60% da arrecadação de Brumadinho vem da atividade de minração. Só o repasse de verba da empresa para o município era de cerca de R$ 5 milhões mensais.

praticamente impossível estourar.
A relação da Vale com a prefeitura era estreita.
A prefeitura não tem nada a ver com isso. Todas as licenças são do Estado.
Agora nós vamos cobrar e fiscalizar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Não aguentamos mais tanto descaso da prefeitura” clama população de Dom Pedro

  Durante sua gestão Galego Mota já tem em seu currículo algumas polêmicas por tomar decisões impensadas e metendo os pés pelas mãos, voltando atrás quando é pressionado pela oposição ou aconselhado por seus assessores. Galego Demonstra claramente sua total falta de experiência em administração pública, principalmente para administrar uma cidade como Dom Pedro, que é uma cidade com inúmeros problemas bem complexos em todos os setores. Falar em cuidado do prefeito – ou o descuido, e por que não falar o abandono no qual ele deixou a população e a cidade de Dom Pedro, sua promessa de priorizar a Saúde e a Educação parece ter ficado lá no palanque da campanha. Os dois setores estão completamente abandonados por ele, totalmente desassistidos, causando indignação em todos os dompedrense, inclusive em seus eleitores. Não há um único dia em que os veículos de impressa não divulguem descaso da prefeitura com escolas e hospitais Por falar em hospitais, o atual “hospital” que tem na cidade não at

Suplente de Vereador Miguel da Rua 100 rompe com Deputado Leandro Bello

  Nesta sexta-feira(01/09) o suplente de Vereador Miguel da Rua 100 anunciou seu rompimento político com o deputado estadual Leandro Bello, Miguel da Rua 100 teve uma votação expressiva na eleição de 2020 se firmando como uma grande liderança na região da rua 100 e adjacências. O deputado Leandro Bello não têm mantido boas relações com seus aliados no município de Timon-MA tendo em vista que as lideranças que ajudaram na sua campanha no ano de 2022 boa parte não o acompanha mais. Com esse anúncio de rompimento, políticos têm entrado em contato com Miguel para reunir e firmar parceria, que ainda será tudo analisado pelo o mesmo para decidir qual caminho seguir.  Ainda em tempo vale ressaltar que Miguel da rua 100 tem buscado benefícios para sua comunidade e assim segue lutando para que seu povo tenha dignidade em lazer,moradia,segurança e dentre outros.

Samuel Aragão e Weverton Rocha fazem reunião de alinhamento político

  Os líderes políticos Senador Weverton Rocha(PDT) e o pré candidato a vereador de Coelho Neto, Samuel Aragão(sem partido) estiveram reunidos na tarde desta segunda feira 01 de abril para discutir alianças sobre as eleições municipais que ocorre este ano. O encontro foi uma oportunidade para discutir as iniciativas em andamento e alinhar os esforços em prol dos objetivos comuns. Além disso, foram destacadas as conquistas já alcançadas para a cidade de Coelho Neto e os desafios que ainda precisam ser superados. O encontro proporcionou um espaço para a troca de ideias e a definição de diretrizes para o futuro referente as eleições, reafirmando o compromisso conjunto com o desenvolvimento da região. Após a conclusão da reunião, Weverton Rocha se dispôs a estar disponível a continuar colaborando ativamente com as iniciativas em curso. A união de esforços entre todas as partes envolvidas demonstra a importância do trabalho conjunto na busca por soluções e no alcance de resultados significat