Pular para o conteúdo principal

Confira alguns políticos que estão na lista de inelegíveis do TCE-MA.



Figurões da política do Maranhão – alguns deles já oficializados em convenção como candidatos no pleito deste ano – integram uma robusta lista, entregue à Justiça Eleitoral ontem, formada por mais de 1.200 gestores públicos que tiveram suas contas desaprovadas ou julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado nos últimos oito anos.
Estes políticos ainda não podem ser considerados impedidos de participar da disputa, uma vez que a mera inclusão de seus nomes em lista elaborada por Tribunal ou Conselho de Contas não gera inelegibilidade instantânea, por se tratar de procedimento informativo, neste momento. Outros elementos que serão julgados pela Justiça Eleitoral devem ser examinados para se chegar à conclusão de que eles se enquadram na alínea ‘g’ do inciso I do artigo 1º da Lei de Inelegibilidades (LC 64/90).
Ex-prefeita da cidade de Centro do Guilherme, Maria Irene de Araújo Sousa, mais conhecida como Detinha, é candidata a deputada estadual.
Ela teve quatro tomadas de contas julgadas irregulares e uma deliberada pela desaprovação.
Detinha é filiada ao PR, partido presidido pelo seu marido, o deputado estadual Josimar de Maranhãozinho, o Moral da BR, que pretende chegar à Câmara Federal.
Outro republicano famoso é o ex-prefeito de Miranda do Norte por dois mandatos, José Lourenço Bonfim Júnior, o Júnior Lourenço.
Apontado como favorito para carimbar uma das 18 vagas de deputado federal, ele teve desaprovada sua prestação de contas referente ao ano de 2009.
Ex-prefeito de Codó, Benedito Francisco da Silveira Figueiredo, o Biné Figueiredo, terá a sua candidatura a deputado estadual pelo PSL confirmada no próximo sábado (04).
Ele possui conta, referente ao ano de 2008, julgada irregular. Biné é apoiado pelo também ex-prefeito Ricardo Archer, que figura na lista com quatro contas irregulares ou desaprovadas.
Candidato a reeleição, o deputado federal Júnior Marreca (PEN/Patriotas) também consta no levantamento.
Sua tomada de contas do Fundeb, quando governou a cidade de Itapecuru-Mirim, em 2008, foi considerada irregular.
Candidato a deputado federal, Ricardo Murad (PRP), na condição de secretário de Estado da Saúde, celebrou convênios com as prefeituras de São Luiz Gonzaga do Maranhão, Presidente Sarney e Vila Nova dos Martírios. Suas prestações de contas foram julgadas irregulares ou desaprovadas.
Ex-secretário estadual de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, que é candidato pelo PC do B à Assembleia Legislativa, também teve seus balancetes julgados irregulares.
O mesmo ocorreu com a ex-vice prefeita de São Luís, Helena Duailibe (SD), quando esteve à frente da pasta estadual da Saúde. Ela é candidata a deputada estadual.
Hemetério Weba tentará renovar o mandato na Assembleia. Porém, teve desaprovadas contas do ano de 2006, quando governou a cidade de Nova Olinda.
O médico e empresário Robert Bringel (DEM) possui quatro contas desaprovas referentes ao período que administrou a prefeitura de Santa Inês. Ele é primeiro suplente na chapa ao Senado encabeçada pelo pedetista Weverton Rocha.
A lista contém nomes de outros atores importantes da cena política maranhense, como o ex-prefeito Tadeu Palácio; os secretários Canindé Barros e Felipe Camarão; ex-secretários dos governos Jackson Lago e Roseana Sarney; e ex-prefeitos que estão atualmente exercendo a mesma função e que fazem campanha fervorosa em favor de seus candidatos.
Confira a lista completa em:
http://www.tce.ma.gov.br/gestoresirregulares/irregulares
Fonte:GláucioEriceira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Não aguentamos mais tanto descaso da prefeitura” clama população de Dom Pedro

  Durante sua gestão Galego Mota já tem em seu currículo algumas polêmicas por tomar decisões impensadas e metendo os pés pelas mãos, voltando atrás quando é pressionado pela oposição ou aconselhado por seus assessores. Galego Demonstra claramente sua total falta de experiência em administração pública, principalmente para administrar uma cidade como Dom Pedro, que é uma cidade com inúmeros problemas bem complexos em todos os setores. Falar em cuidado do prefeito – ou o descuido, e por que não falar o abandono no qual ele deixou a população e a cidade de Dom Pedro, sua promessa de priorizar a Saúde e a Educação parece ter ficado lá no palanque da campanha. Os dois setores estão completamente abandonados por ele, totalmente desassistidos, causando indignação em todos os dompedrense, inclusive em seus eleitores. Não há um único dia em que os veículos de impressa não divulguem descaso da prefeitura com escolas e hospitais Por falar em hospitais, o atual “hospital” que tem na cidade não at

Suplente de Vereador Miguel da Rua 100 rompe com Deputado Leandro Bello

  Nesta sexta-feira(01/09) o suplente de Vereador Miguel da Rua 100 anunciou seu rompimento político com o deputado estadual Leandro Bello, Miguel da Rua 100 teve uma votação expressiva na eleição de 2020 se firmando como uma grande liderança na região da rua 100 e adjacências. O deputado Leandro Bello não têm mantido boas relações com seus aliados no município de Timon-MA tendo em vista que as lideranças que ajudaram na sua campanha no ano de 2022 boa parte não o acompanha mais. Com esse anúncio de rompimento, políticos têm entrado em contato com Miguel para reunir e firmar parceria, que ainda será tudo analisado pelo o mesmo para decidir qual caminho seguir.  Ainda em tempo vale ressaltar que Miguel da rua 100 tem buscado benefícios para sua comunidade e assim segue lutando para que seu povo tenha dignidade em lazer,moradia,segurança e dentre outros.

Samuel Aragão e Weverton Rocha fazem reunião de alinhamento político

  Os líderes políticos Senador Weverton Rocha(PDT) e o pré candidato a vereador de Coelho Neto, Samuel Aragão(sem partido) estiveram reunidos na tarde desta segunda feira 01 de abril para discutir alianças sobre as eleições municipais que ocorre este ano. O encontro foi uma oportunidade para discutir as iniciativas em andamento e alinhar os esforços em prol dos objetivos comuns. Além disso, foram destacadas as conquistas já alcançadas para a cidade de Coelho Neto e os desafios que ainda precisam ser superados. O encontro proporcionou um espaço para a troca de ideias e a definição de diretrizes para o futuro referente as eleições, reafirmando o compromisso conjunto com o desenvolvimento da região. Após a conclusão da reunião, Weverton Rocha se dispôs a estar disponível a continuar colaborando ativamente com as iniciativas em curso. A união de esforços entre todas as partes envolvidas demonstra a importância do trabalho conjunto na busca por soluções e no alcance de resultados significat