Pular para o conteúdo principal

Julgamento de Lula: movimentos sociais chegam em Porto alegre e começam a fazer a festa da democracia, em "defesa do ex presidente Lula ser candidato"

Anfiteatro Pôr do Sol será o local da "Grande Vigília pela Democracia". (Foto: MST/Divulgação)

Os movimentos da Frente Brasil Popular iniciaram na tarde deste domingo (21) no Anfiteatro Pôr do Sol a montagem da estrutura do “Acampamento pela Democracia e em Defesa do direito de Lula ser candidato”. Os caminhões já descarregaram a estrutura e mais de 200 trabalhadores rurais sem terra estão envolvidos na construção das tendas para plenária de debates, alojamento das caravanas, cozinha e centro de saúde.

A largada da jornada será dada nesta segunda-feira (22), com a marcha de camponeses da Via Campesina, da Ponte do Guaíba (BR-116) até o local do acampamento, que começará a receber as delegações. Haverá a partir das 14h um “Seminário sobre arbitrariedades do processo contra o presidente Lula”.

Na terça-feira (23), os acampados fazem marcham até o auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa, para o ato das mulheres pela democracia, a partir das 10h. No período da tarde, o coordenador do MST e da Frente Brasil Popular João Pedro Stedile participa de seminário sobre a conjuntura brasileira, a partir das 14h.

O grande ato tem concentração a partir das 17h na Esquina Democrática, onde será o ato político, que será seguido por uma marcha pelo centro até o Anfiteatro Pôr do Sol, que será o local da “Grande Vigília pela Democracia”, que acompanhará a 2 quilômetros do TRF-4 o julgamento do ex-presidente Lula.

Caravanas

Organizadores de manifestações a favor do ex-presidente Lula esperam a participação de cerca de 50 mil pessoas durante os atos marcados para esta semana em Porto Alegre. No sábado (21), saiu uma caravana organizada pelo PT-DF para o acompanhamento do julgamento. Da capital federal, partiram três ônibus com 58 lugares, cada. Os veículos estavam lotados. A expectativa do partido é de que 600 ativistas brasilienses compareçam à cidade gaúcha para o julgamento.

Além de acompanhar a sessão, os grupos de militantes vão participar da agenda de atos em prol de Lula. A presença do petista, inclusive, é esperada na terça-feira (23), véspera do julgamento.

Julgamento

No dia 24, a 8ª Turma do TRF-4 vai julgar recursos da defesa de Lula e do Ministério Público Federal. Em julho do ano passado, o ex-presidente foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Segundo a acusação, o ex-presidente beneficiou a construtora OAS em contratos om a Petrobras. Em troca, teria recebido um apartamento triplex na cidade de Guarujá, no Litoral de São Paulo, e a realização de melhorias no imóvel e o pagamento de um depósito para armazenar parte de seu acervo pessoal. A defesa do petista nega as denúncias e pede absolvição. Já o Ministério Público Federal quer o aumento da pena.

“São conservadores, reacionários (…), mas não se arriscariam a prender Lula”

A presidente deposta Dilma Rousseff (PT) concedeu entrevista ao jornalista argentino Dario Pignotti, correspondente do jornal “Pagina 12” no Brasil. Ela falou sobre o julgamento do ex-presidente Lula, no próximo dia 24, pelo TRF 4, em Porto Alegre. Dilma confirma que estará na capital gaúcha comandando a mobilização a favor de Lula e avisa: “A essa hora o que a vida exige é coragem”.

Pignotti pergunta a Dilma se ela acha que os juízes podem determinar a prisão de Lula. “Eles são loucos. São conservadores, reacionários, repressores, mas não se arriscariam a prender Lula para transformá-lo em um herói. E mais; com que justificativa prenderiam Lula? Não podem alegar que tem dificuldades de encontrá-lo porque é um homem público. Me parece que para eles seria muito complicado prendê-lo. Eu descarto essa possibilidade”, afirmou Dilma.

julgamentoLulaporto alegre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Não aguentamos mais tanto descaso da prefeitura” clama população de Dom Pedro

  Durante sua gestão Galego Mota já tem em seu currículo algumas polêmicas por tomar decisões impensadas e metendo os pés pelas mãos, voltando atrás quando é pressionado pela oposição ou aconselhado por seus assessores. Galego Demonstra claramente sua total falta de experiência em administração pública, principalmente para administrar uma cidade como Dom Pedro, que é uma cidade com inúmeros problemas bem complexos em todos os setores. Falar em cuidado do prefeito – ou o descuido, e por que não falar o abandono no qual ele deixou a população e a cidade de Dom Pedro, sua promessa de priorizar a Saúde e a Educação parece ter ficado lá no palanque da campanha. Os dois setores estão completamente abandonados por ele, totalmente desassistidos, causando indignação em todos os dompedrense, inclusive em seus eleitores. Não há um único dia em que os veículos de impressa não divulguem descaso da prefeitura com escolas e hospitais Por falar em hospitais, o atual “hospital” que tem na cidade não at

Suplente de Vereador Miguel da Rua 100 rompe com Deputado Leandro Bello

  Nesta sexta-feira(01/09) o suplente de Vereador Miguel da Rua 100 anunciou seu rompimento político com o deputado estadual Leandro Bello, Miguel da Rua 100 teve uma votação expressiva na eleição de 2020 se firmando como uma grande liderança na região da rua 100 e adjacências. O deputado Leandro Bello não têm mantido boas relações com seus aliados no município de Timon-MA tendo em vista que as lideranças que ajudaram na sua campanha no ano de 2022 boa parte não o acompanha mais. Com esse anúncio de rompimento, políticos têm entrado em contato com Miguel para reunir e firmar parceria, que ainda será tudo analisado pelo o mesmo para decidir qual caminho seguir.  Ainda em tempo vale ressaltar que Miguel da rua 100 tem buscado benefícios para sua comunidade e assim segue lutando para que seu povo tenha dignidade em lazer,moradia,segurança e dentre outros.

Samuel Aragão e Weverton Rocha fazem reunião de alinhamento político

  Os líderes políticos Senador Weverton Rocha(PDT) e o pré candidato a vereador de Coelho Neto, Samuel Aragão(sem partido) estiveram reunidos na tarde desta segunda feira 01 de abril para discutir alianças sobre as eleições municipais que ocorre este ano. O encontro foi uma oportunidade para discutir as iniciativas em andamento e alinhar os esforços em prol dos objetivos comuns. Além disso, foram destacadas as conquistas já alcançadas para a cidade de Coelho Neto e os desafios que ainda precisam ser superados. O encontro proporcionou um espaço para a troca de ideias e a definição de diretrizes para o futuro referente as eleições, reafirmando o compromisso conjunto com o desenvolvimento da região. Após a conclusão da reunião, Weverton Rocha se dispôs a estar disponível a continuar colaborando ativamente com as iniciativas em curso. A união de esforços entre todas as partes envolvidas demonstra a importância do trabalho conjunto na busca por soluções e no alcance de resultados significat