Pular para o conteúdo principal

Flávio Dino é o governador que mais trabalhou e que cumpriu promessas feitas durante sua campanha.

TRÊS ANOS DE MANDATO

Dino cumpre 92% das promessas de campanha, aponta levantamento

Faltando um ano para o fim do mandato do governador, três promessas das 37 anunciadas em campanha ainda não foram cumpridas

Um levantamento publicado pelo site G1 afirma que o governador do Maranhão, Flávio Dino, já cumpriu ou cumpre em parte, nos três primeiros anos de mandato, 92% das promessas anunciadas durante campanha política. A média nacional de promessas cumpridas ou em andamento pelos gestores é de 59%. Dino é o governador que possui menos promessas a serem postas em prática – três, no total.

Foram avaliadas promessas relacionadas ao combate à corrupção, transparência, administração, economia, segurança pública, turismo, direitos humanos e sociais, educação e cultura, meio ambiente e agronegócio, esporte, habitação, saúde, mobilidade urbana e infraestrutura. A próxima avaliação será feita ao final do mandato de cada gestor, daqui a um ano.

Entre as promessas ainda não cumpridas durante o mandato do governador estão a retirada das famílias maranhenses da linha de pobreza extrema, criação de um Programa Permanente de Valorização da Docência e implantação do Programa Maranhense de Biocombustíveis. As três constam no programa de governo.

Explicações

No primeiro caso, relacionado ao combate da pobreza extrema do estado, a promessa foi categorizada como “não cumprida” pois o “o governo não divulga quantos maranhenses, de fato, saíram da linha de probreza extrema”, informa o levantamento. A gestão, no entanto, indica que as ações têm como foco inicial os 30 municípios maranhenses com menores Índices de Desenvolvimento Humano Municipais (IDHM).

Sobre a segunda promessa, não há Programa específico de valorização da docência, mas houve reajuste do salário dos professores por duas vezes, e a recomposição salarial atinge a marca de 22%. De acordo com o governo, foram mais de 22 mil progressões, promoções e titulações e estímulos a docentes da rede de ensino estadual.

Já em relação ao Programa Maranhense de Biocombustíveis, o governo afirmou que apesar de não ter sido iniciado, houve a criação do projeto Babaçu Mais Valor, que tem como meta gerar subprodutos do babaçu, como biocombustível, e este ano pretende implantar a Unidade Piloto para produção de biodiesel. Há, ainda, segundo a gestão Dino, negociação de incentivos ficais para empresas de etanol já implantadas no estado.

Prefeitura

A pesquisa também levou em conta as promessas feitas pelos Prefeitos eleitos nas capitais brasileiras. Com um ano de gestão, Edivaldo Holanda Jr cumpriu ou dá andamento a 14 promessas, de 37 feitas, aponta o levantamento. 13 ainda não foram cumpridas, e dez não foram avaliadas.

As propostas ainda não cumpridas, de acordo com o levantamento, são: implantação do Centro de Controle Integrado, da Central de Atendimento ao Cidadão, do Programa de Habitação no Centro Histórico, Programa Semmam Digital, implantação de 22 Unidades Básicas de Saúde e do Centro de Capacitação em Culinária Típica; ampliação da Rede de Escolas com Ensino Integral, do Sistema de Esgoto do Bacanga e do Monitoramento de Câmeras na Cidade; criação de Creas na Zona Rural e Equipe de Cras Volante; conclusão da construção de escolas e creches; finalização de obras previstas no PAC Cidades Históricas; e reajuste salarial e ampliação do quadro de professores
Fonte:oimparcial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Não aguentamos mais tanto descaso da prefeitura” clama população de Dom Pedro

  Durante sua gestão Galego Mota já tem em seu currículo algumas polêmicas por tomar decisões impensadas e metendo os pés pelas mãos, voltando atrás quando é pressionado pela oposição ou aconselhado por seus assessores. Galego Demonstra claramente sua total falta de experiência em administração pública, principalmente para administrar uma cidade como Dom Pedro, que é uma cidade com inúmeros problemas bem complexos em todos os setores. Falar em cuidado do prefeito – ou o descuido, e por que não falar o abandono no qual ele deixou a população e a cidade de Dom Pedro, sua promessa de priorizar a Saúde e a Educação parece ter ficado lá no palanque da campanha. Os dois setores estão completamente abandonados por ele, totalmente desassistidos, causando indignação em todos os dompedrense, inclusive em seus eleitores. Não há um único dia em que os veículos de impressa não divulguem descaso da prefeitura com escolas e hospitais Por falar em hospitais, o atual “hospital” que tem na cidade não at

Suplente de Vereador Miguel da Rua 100 rompe com Deputado Leandro Bello

  Nesta sexta-feira(01/09) o suplente de Vereador Miguel da Rua 100 anunciou seu rompimento político com o deputado estadual Leandro Bello, Miguel da Rua 100 teve uma votação expressiva na eleição de 2020 se firmando como uma grande liderança na região da rua 100 e adjacências. O deputado Leandro Bello não têm mantido boas relações com seus aliados no município de Timon-MA tendo em vista que as lideranças que ajudaram na sua campanha no ano de 2022 boa parte não o acompanha mais. Com esse anúncio de rompimento, políticos têm entrado em contato com Miguel para reunir e firmar parceria, que ainda será tudo analisado pelo o mesmo para decidir qual caminho seguir.  Ainda em tempo vale ressaltar que Miguel da rua 100 tem buscado benefícios para sua comunidade e assim segue lutando para que seu povo tenha dignidade em lazer,moradia,segurança e dentre outros.

Samuel Aragão e Weverton Rocha fazem reunião de alinhamento político

  Os líderes políticos Senador Weverton Rocha(PDT) e o pré candidato a vereador de Coelho Neto, Samuel Aragão(sem partido) estiveram reunidos na tarde desta segunda feira 01 de abril para discutir alianças sobre as eleições municipais que ocorre este ano. O encontro foi uma oportunidade para discutir as iniciativas em andamento e alinhar os esforços em prol dos objetivos comuns. Além disso, foram destacadas as conquistas já alcançadas para a cidade de Coelho Neto e os desafios que ainda precisam ser superados. O encontro proporcionou um espaço para a troca de ideias e a definição de diretrizes para o futuro referente as eleições, reafirmando o compromisso conjunto com o desenvolvimento da região. Após a conclusão da reunião, Weverton Rocha se dispôs a estar disponível a continuar colaborando ativamente com as iniciativas em curso. A união de esforços entre todas as partes envolvidas demonstra a importância do trabalho conjunto na busca por soluções e no alcance de resultados significat