Pular para o conteúdo principal

Bacharéis em Direito assinam manifesto pela imediata aplicação do Exame da Ordem

 


Na manhã de hoje(08), os bacharéis em Direito Jean Machado, Leonardo Arruda, Luís Felipe Castro e Matheus Cortez estiveram reunidos, na sede da OAB Maranhão, para um importante diálogo com o Presidente Dr. Thiago Diaz. Na ocasião, reivindicaram, através de um manifesto, que a OAB busque alternativas para que o Exame da Ordem seja imediatamente aplicado. Segundo eles, "só assim será estancado os irreparáveis prejuízos que os Bacharéis em Direito sofrem há mais de 1(um) ano, desde o início da pandemia." 


Leia a na íntegra:

"A pandemia, sem dúvidas, deixará profundas cicatrizes em toda a sociedade. Muitas perdas, fome e desesperança: demoraremos a retomar a vida em sua inteira normalidade. Vivemos uma época marcada, em nome da saúde, pelo cerceamento de direitos fundamentais, a exemplo do livre exercício de algumas profissões. A própria advocacia sentiu muito, e precisou imediatamente se adaptar ao novo formato de trabalho recomendado pela ciência e seguido por grande parte das autoridades governamentais.

Não só a advocacia, mas todos os membros das demais atividades também tiveram que se reinventar para garantir os seus proventos. As escolas adotaram o sistema on-line; os restaurantes, o delivery; os artistas, as lives; o vendedor, as promoções; os advogados, as audiências virtuais; entre outros. Exclui-se deste rol de trabalhadores, apenas, os Bacharéis em Direito.

Estamos impossibilitados, há mais de 1(um) ano, de prestar o Exame que nos permitirá - uma vez aprovados - exercer a tão sonhada profissão. Mesmo após um significativo investimento financeiro e de tempo, a sensação que nos sobra é a de impotência.

Sabe-se que o momento é de muita cautela e que toda e qualquer aglomeração deve ser descartada. Acontece, senhor presidente, que assim como foi viável a realização do ENEM, entendemos também ser possível a aplicação do Exame da Ordem. Mesmo que julguem o formato presencial inoportuno para o momento, tem-se, à exaustão, vários casos bem sucedidos de avaliações on-line. 

Para ilustrar, vale lembrar que o Conselho Federal de Contabilidade também exige uma prova de suficiência semelhante à da OAB. Porém, diferentemente da nossa realidade, os colegas Bacharéis em Contabilidade - mesmo em meio à pior crise dos últimos 100 anos - estão conseguindo prestar as suas provas, sem ter as suas vidas atrasadas.

Portanto, considerando se tratar os fatos acima narrados um grave cerceamento ao livre exercício de atividade econômica, rogamos à Vossa Senhoria que este pleito seja endossado pela OAB Maranhão e remetido à OAB Nacional para que sejam buscadas alternativas que evitem o prolongamento desta onerosa espera, que só terá fim com a imediata retomada dos Exames da Ordem.

É por acreditar nesta indispensável Instituição que goza de muita credibilidade e que sempre lutou pela defesa dos direitos da sociedade brasileira, que confiamos no acolhimento deste legítimo manifesto."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Não aguentamos mais tanto descaso da prefeitura” clama população de Dom Pedro

  Durante sua gestão Galego Mota já tem em seu currículo algumas polêmicas por tomar decisões impensadas e metendo os pés pelas mãos, voltando atrás quando é pressionado pela oposição ou aconselhado por seus assessores. Galego Demonstra claramente sua total falta de experiência em administração pública, principalmente para administrar uma cidade como Dom Pedro, que é uma cidade com inúmeros problemas bem complexos em todos os setores. Falar em cuidado do prefeito – ou o descuido, e por que não falar o abandono no qual ele deixou a população e a cidade de Dom Pedro, sua promessa de priorizar a Saúde e a Educação parece ter ficado lá no palanque da campanha. Os dois setores estão completamente abandonados por ele, totalmente desassistidos, causando indignação em todos os dompedrense, inclusive em seus eleitores. Não há um único dia em que os veículos de impressa não divulguem descaso da prefeitura com escolas e hospitais Por falar em hospitais, o atual “hospital” que tem na cidade não at

Suplente de Vereador Miguel da Rua 100 rompe com Deputado Leandro Bello

  Nesta sexta-feira(01/09) o suplente de Vereador Miguel da Rua 100 anunciou seu rompimento político com o deputado estadual Leandro Bello, Miguel da Rua 100 teve uma votação expressiva na eleição de 2020 se firmando como uma grande liderança na região da rua 100 e adjacências. O deputado Leandro Bello não têm mantido boas relações com seus aliados no município de Timon-MA tendo em vista que as lideranças que ajudaram na sua campanha no ano de 2022 boa parte não o acompanha mais. Com esse anúncio de rompimento, políticos têm entrado em contato com Miguel para reunir e firmar parceria, que ainda será tudo analisado pelo o mesmo para decidir qual caminho seguir.  Ainda em tempo vale ressaltar que Miguel da rua 100 tem buscado benefícios para sua comunidade e assim segue lutando para que seu povo tenha dignidade em lazer,moradia,segurança e dentre outros.

Samuel Aragão e Weverton Rocha fazem reunião de alinhamento político

  Os líderes políticos Senador Weverton Rocha(PDT) e o pré candidato a vereador de Coelho Neto, Samuel Aragão(sem partido) estiveram reunidos na tarde desta segunda feira 01 de abril para discutir alianças sobre as eleições municipais que ocorre este ano. O encontro foi uma oportunidade para discutir as iniciativas em andamento e alinhar os esforços em prol dos objetivos comuns. Além disso, foram destacadas as conquistas já alcançadas para a cidade de Coelho Neto e os desafios que ainda precisam ser superados. O encontro proporcionou um espaço para a troca de ideias e a definição de diretrizes para o futuro referente as eleições, reafirmando o compromisso conjunto com o desenvolvimento da região. Após a conclusão da reunião, Weverton Rocha se dispôs a estar disponível a continuar colaborando ativamente com as iniciativas em curso. A união de esforços entre todas as partes envolvidas demonstra a importância do trabalho conjunto na busca por soluções e no alcance de resultados significat