Pular para o conteúdo principal

[Enfraquecido] MDB disputará eleição de 2020 no Maranhão, sem vez e voz.


O MDB figurou, durante muitos anos, como o maior partido do Maranhão, a afirmação podia ser constatada pelos números das eleições e pelo número de eleitos que a legenda conquistava. Mas a situação mudou drasticamente nos últimos anos. Mesmo que o atual presidente estadual, João Alberto, afirme que a legenda se prepara com entusiasmo para a eleição de 2020, o MDB já entra na disputa enfraquecido. Veja a comparação:
Em 2014, ano em que a legenda ainda governava o Maranhão, o MDB conquistou para o legislativo estadual 341.478 votos, sendo a legenda mais votada e elegendo quatro deputados. Para a Câmara dos Deputados, o MDB também foi o mais votado e conquistou 475.676 mil votos, elegendo três deputados federais.
Em 2016, o MDB começou a sentir os primeiros impactos do desgaste. Mesmo com 19 candidatos, a legenda obteve apenas 9.096 mil votos, ficando em 23º entre as legendas que disputaram o legislativo e não elegeu nenhum vereador na capital São Luís, diferente de 2012 quando elegeu dois vereadores.
Em relação aos números de prefeitos, a situação ficou ainda mais feia. Em 2012, o MDB elegeu 47 prefeitos no Maranhão, em 2016 o número caiu para apenas 22.
Já nas eleições de 2018, o MDB, que foi a legenda mais votada em 2014, caiu para a sétima colocação entre os partidos que disputaram os cargos na Assembleia Legislativa. Obteve apenas 151.358 mil votos, elegendo apenas dois deputados estaduais. A queda também aconteceu nos números para os cargos do Congresso Nacional. O partido caiu para a quarta colocação, saindo com 227.234 mil votos e elegendo apenas dois deputados federais.
Os números mostram que, mesmo com a promessa que a legenda se prepara para entrar mais forte nas eleições, os números revelam que o MDB vai chegar em 2020 sem perspectiva de crescimento e a seta decrescente só tende a cair mais ainda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Não aguentamos mais tanto descaso da prefeitura” clama população de Dom Pedro

  Durante sua gestão Galego Mota já tem em seu currículo algumas polêmicas por tomar decisões impensadas e metendo os pés pelas mãos, voltando atrás quando é pressionado pela oposição ou aconselhado por seus assessores. Galego Demonstra claramente sua total falta de experiência em administração pública, principalmente para administrar uma cidade como Dom Pedro, que é uma cidade com inúmeros problemas bem complexos em todos os setores. Falar em cuidado do prefeito – ou o descuido, e por que não falar o abandono no qual ele deixou a população e a cidade de Dom Pedro, sua promessa de priorizar a Saúde e a Educação parece ter ficado lá no palanque da campanha. Os dois setores estão completamente abandonados por ele, totalmente desassistidos, causando indignação em todos os dompedrense, inclusive em seus eleitores. Não há um único dia em que os veículos de impressa não divulguem descaso da prefeitura com escolas e hospitais Por falar em hospitais, o atual “hospital” que tem na cidade não at

Suplente de Vereador Miguel da Rua 100 rompe com Deputado Leandro Bello

  Nesta sexta-feira(01/09) o suplente de Vereador Miguel da Rua 100 anunciou seu rompimento político com o deputado estadual Leandro Bello, Miguel da Rua 100 teve uma votação expressiva na eleição de 2020 se firmando como uma grande liderança na região da rua 100 e adjacências. O deputado Leandro Bello não têm mantido boas relações com seus aliados no município de Timon-MA tendo em vista que as lideranças que ajudaram na sua campanha no ano de 2022 boa parte não o acompanha mais. Com esse anúncio de rompimento, políticos têm entrado em contato com Miguel para reunir e firmar parceria, que ainda será tudo analisado pelo o mesmo para decidir qual caminho seguir.  Ainda em tempo vale ressaltar que Miguel da rua 100 tem buscado benefícios para sua comunidade e assim segue lutando para que seu povo tenha dignidade em lazer,moradia,segurança e dentre outros.

Samuel Aragão e Weverton Rocha fazem reunião de alinhamento político

  Os líderes políticos Senador Weverton Rocha(PDT) e o pré candidato a vereador de Coelho Neto, Samuel Aragão(sem partido) estiveram reunidos na tarde desta segunda feira 01 de abril para discutir alianças sobre as eleições municipais que ocorre este ano. O encontro foi uma oportunidade para discutir as iniciativas em andamento e alinhar os esforços em prol dos objetivos comuns. Além disso, foram destacadas as conquistas já alcançadas para a cidade de Coelho Neto e os desafios que ainda precisam ser superados. O encontro proporcionou um espaço para a troca de ideias e a definição de diretrizes para o futuro referente as eleições, reafirmando o compromisso conjunto com o desenvolvimento da região. Após a conclusão da reunião, Weverton Rocha se dispôs a estar disponível a continuar colaborando ativamente com as iniciativas em curso. A união de esforços entre todas as partes envolvidas demonstra a importância do trabalho conjunto na busca por soluções e no alcance de resultados significat