Pular para o conteúdo principal

[Sentença dada] Ex-Prefeita "ostentação" é condenada a 20 anos de prisão por fraude na compra de caixões.

A ex-prefeita de Bom Jardim (MA), Lidiane Leite, conhecida como "prefeita ostentação", foi condenada a 20 anos e um mês de prisão e terá de pagar uma multa por fraude na compra de caixões em abril de 2013. A sentença foi proferida na sexta-feira (1º) pelo juiz Raphael Leite Guedes.

A sentença é em primeira instância, e Lidiane pode recorrer da decisão. Ela já cumpre prisão domiciliar desde outubro por causa de outra condenação, proferida em março deste ano. O Blog ainda não conseguiu contato com a defesa dela. 

Foi decretada a prisão domiciliar porque Lidiane amamenta um bebê recém-nascido. Após o período de amamentação, ela pode ser levada para um presídio maranhense. A ex-prefeita foi condenada a 14 anos e um mês de reclusão (quando há possibilidade de cumprimento em regime fechado) e seis anos de detenção (quando a pena deve ser cumprida apenas em regime aberto e semiaberto). 

Também foram condenados dois ex-integrantes da prefeitura e a dona da funerária, pelos crimes de fraude de licitação, falsidade ideológica, associação criminosa e crime de responsabilidade.

Ficou conhecida como 'prefeita ostentação'

A cidade de Bom Jardim ganhou notoriedade depois que a então prefeita começou a ser acusada de atos de corrupção, ao mesmo tempo em que era vista nas redes sociais ostentando roupas caras, carros de luxo, presença em festas e passeios em lanchas. Enquanto isso, crianças de escolas da cidade onde governava passavam fome

Lidiane teve a prisão decretada, em agosto de 2015, e ficou 39 dias foragida. À época, ela foi acusada de desvio de verbas de merenda. 

Ela teve o mandato cassado pela Câmara de Vereadores, em setembro de 2015. A vice de Lidiane, Malrinete Matos (à época no PMDB), assumiu, mas foi afastada um ano depois pela Justiça também por improbidade administrativa. 

Folha corrida

Lidiane tem uma longa folha corrida na Justiça. Em março deste ano, ela já havia sido condenada por improbidade administrativa por reduzir o salário de professores da cidade. 

Em abril, foi denunciada pelo Ministério Público por desvio de verbas de uniformes escolares.

Em setembro, houve outra condenação por improbidade, por desvio de obras de asfaltamento. Ela foi condenada a devolver R$ 998 mil aos cofres municipais. 

Esquema para compra de 200 caixões

Segundo o Ministério Público do Maranhão (MP-MA), a Prefeitura de Bom Jardim contratou ilegalmente uma empresa especializada em serviços funerários, no valor de R$ 135 mil. O contrato é de abril de 2013 e previa o fornecimento de mais de 200 urnas funerárias, 25 de "luxo" e 20 de "super-luxo".

Na investigação, foram detectadas irregularidades, como a falta de justificativa para a contratação, de pesquisa de preço e de publicação do resumo do edital na internet e em jornal de grande circulação. Além disso, o parecer jurídico, o termo de referência e a autorização do certame foram produzidos posteriormente à data do edital.

Para o MP-MA, isso comprova que o pregão "foi um procedimento montado para desviar recursos e beneficiar os denunciados."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Não aguentamos mais tanto descaso da prefeitura” clama população de Dom Pedro

  Durante sua gestão Galego Mota já tem em seu currículo algumas polêmicas por tomar decisões impensadas e metendo os pés pelas mãos, voltando atrás quando é pressionado pela oposição ou aconselhado por seus assessores. Galego Demonstra claramente sua total falta de experiência em administração pública, principalmente para administrar uma cidade como Dom Pedro, que é uma cidade com inúmeros problemas bem complexos em todos os setores. Falar em cuidado do prefeito – ou o descuido, e por que não falar o abandono no qual ele deixou a população e a cidade de Dom Pedro, sua promessa de priorizar a Saúde e a Educação parece ter ficado lá no palanque da campanha. Os dois setores estão completamente abandonados por ele, totalmente desassistidos, causando indignação em todos os dompedrense, inclusive em seus eleitores. Não há um único dia em que os veículos de impressa não divulguem descaso da prefeitura com escolas e hospitais Por falar em hospitais, o atual “hospital” que tem na cidade não at

Suplente de Vereador Miguel da Rua 100 rompe com Deputado Leandro Bello

  Nesta sexta-feira(01/09) o suplente de Vereador Miguel da Rua 100 anunciou seu rompimento político com o deputado estadual Leandro Bello, Miguel da Rua 100 teve uma votação expressiva na eleição de 2020 se firmando como uma grande liderança na região da rua 100 e adjacências. O deputado Leandro Bello não têm mantido boas relações com seus aliados no município de Timon-MA tendo em vista que as lideranças que ajudaram na sua campanha no ano de 2022 boa parte não o acompanha mais. Com esse anúncio de rompimento, políticos têm entrado em contato com Miguel para reunir e firmar parceria, que ainda será tudo analisado pelo o mesmo para decidir qual caminho seguir.  Ainda em tempo vale ressaltar que Miguel da rua 100 tem buscado benefícios para sua comunidade e assim segue lutando para que seu povo tenha dignidade em lazer,moradia,segurança e dentre outros.

Samuel Aragão e Weverton Rocha fazem reunião de alinhamento político

  Os líderes políticos Senador Weverton Rocha(PDT) e o pré candidato a vereador de Coelho Neto, Samuel Aragão(sem partido) estiveram reunidos na tarde desta segunda feira 01 de abril para discutir alianças sobre as eleições municipais que ocorre este ano. O encontro foi uma oportunidade para discutir as iniciativas em andamento e alinhar os esforços em prol dos objetivos comuns. Além disso, foram destacadas as conquistas já alcançadas para a cidade de Coelho Neto e os desafios que ainda precisam ser superados. O encontro proporcionou um espaço para a troca de ideias e a definição de diretrizes para o futuro referente as eleições, reafirmando o compromisso conjunto com o desenvolvimento da região. Após a conclusão da reunião, Weverton Rocha se dispôs a estar disponível a continuar colaborando ativamente com as iniciativas em curso. A união de esforços entre todas as partes envolvidas demonstra a importância do trabalho conjunto na busca por soluções e no alcance de resultados significat