Atletas se exibem para jurados durante disputa do 22º Campeonato Maranhense de Fisiculturismo (Foto: De Jesus / O ESTADO)
SÃO LUÍS - Foram realizados, neste final de semana, o 22º Campeonato Maranhense de Fisiculturismo e o 19º Campeonato Estreante Fisiculturismo, no Teatro Zenira Fiquene, na Faculdade FAMA, no Turu. As duas competições reuniram ao todo 191 atletas, nas categorias masculino e feminino.
A preparação para este campeonato começou muito tempo antes. O fisiculturista Carlos Alexandre disse que o mais difícil na preparação são os dias que antecedem a competição. "A parte mais chata é a dieta que temos que fazer antes competição, porque ela é muito restrita, mas quem ama o esporte faz de coração", disse.
Entre os quesitos avaliados pelos jurados estão o volume de massa muscular, simetria, proporção e definição muscular. "É muito difícil a preparação para uma competição como essa, porque a gente tem que malhar muito e fazer muita dieta", contou a fisiculturista Leilde Louseiro.
Quem disputou o campeonato maranhense está de olho em uma vaga para o campeonato brasileiro. "O Maranhão é um dos estados que tem mais atletas com nível internacional do Brasil. Com destaque para Orlando Gomes", disse o presidente da Confederação Brasileira de Fisiculturismo, Musculação e Fitness (CBFMC), Marcos Alves, que veio à São Luís para participar do evento.
Os três melhores colocados da cada uma das 23 categorias terão direito de disputar o Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo, que será disputado em de 30 de deste mês, em Guarujá (SP). “A cada ano o nível dos competidores está mais alto. Isso mostra o quanto o Maranhão tem bons talentos no Fisiculturismo”, avaliou o presidente da Federação Maranhense de Fisiculturismo e Musculação (FMFM).
De acordo com a organização, a competição profissional teve 119 competidores, que foram divididos em 23 categorias, entre masculino e feminino. Entre os estreantes, estiveram presentes 72 atletas, em 15 categorias, entre masculino e feminino. Cada categoria possui as regras individuais seguindo o padrão exigido aos atletas. Desta maneira existem diferentes formas de apresentação e julgamento pelos árbitros credenciados.
Comentários
Postar um comentário