Pular para o conteúdo principal

Julgamento de Lula: movimentos sociais chegam em Porto alegre e começam a fazer a festa da democracia, em "defesa do ex presidente Lula ser candidato"

Anfiteatro Pôr do Sol será o local da "Grande Vigília pela Democracia". (Foto: MST/Divulgação)

Os movimentos da Frente Brasil Popular iniciaram na tarde deste domingo (21) no Anfiteatro Pôr do Sol a montagem da estrutura do “Acampamento pela Democracia e em Defesa do direito de Lula ser candidato”. Os caminhões já descarregaram a estrutura e mais de 200 trabalhadores rurais sem terra estão envolvidos na construção das tendas para plenária de debates, alojamento das caravanas, cozinha e centro de saúde.

A largada da jornada será dada nesta segunda-feira (22), com a marcha de camponeses da Via Campesina, da Ponte do Guaíba (BR-116) até o local do acampamento, que começará a receber as delegações. Haverá a partir das 14h um “Seminário sobre arbitrariedades do processo contra o presidente Lula”.

Na terça-feira (23), os acampados fazem marcham até o auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa, para o ato das mulheres pela democracia, a partir das 10h. No período da tarde, o coordenador do MST e da Frente Brasil Popular João Pedro Stedile participa de seminário sobre a conjuntura brasileira, a partir das 14h.

O grande ato tem concentração a partir das 17h na Esquina Democrática, onde será o ato político, que será seguido por uma marcha pelo centro até o Anfiteatro Pôr do Sol, que será o local da “Grande Vigília pela Democracia”, que acompanhará a 2 quilômetros do TRF-4 o julgamento do ex-presidente Lula.

Caravanas

Organizadores de manifestações a favor do ex-presidente Lula esperam a participação de cerca de 50 mil pessoas durante os atos marcados para esta semana em Porto Alegre. No sábado (21), saiu uma caravana organizada pelo PT-DF para o acompanhamento do julgamento. Da capital federal, partiram três ônibus com 58 lugares, cada. Os veículos estavam lotados. A expectativa do partido é de que 600 ativistas brasilienses compareçam à cidade gaúcha para o julgamento.

Além de acompanhar a sessão, os grupos de militantes vão participar da agenda de atos em prol de Lula. A presença do petista, inclusive, é esperada na terça-feira (23), véspera do julgamento.

Julgamento

No dia 24, a 8ª Turma do TRF-4 vai julgar recursos da defesa de Lula e do Ministério Público Federal. Em julho do ano passado, o ex-presidente foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Segundo a acusação, o ex-presidente beneficiou a construtora OAS em contratos om a Petrobras. Em troca, teria recebido um apartamento triplex na cidade de Guarujá, no Litoral de São Paulo, e a realização de melhorias no imóvel e o pagamento de um depósito para armazenar parte de seu acervo pessoal. A defesa do petista nega as denúncias e pede absolvição. Já o Ministério Público Federal quer o aumento da pena.

“São conservadores, reacionários (…), mas não se arriscariam a prender Lula”

A presidente deposta Dilma Rousseff (PT) concedeu entrevista ao jornalista argentino Dario Pignotti, correspondente do jornal “Pagina 12” no Brasil. Ela falou sobre o julgamento do ex-presidente Lula, no próximo dia 24, pelo TRF 4, em Porto Alegre. Dilma confirma que estará na capital gaúcha comandando a mobilização a favor de Lula e avisa: “A essa hora o que a vida exige é coragem”.

Pignotti pergunta a Dilma se ela acha que os juízes podem determinar a prisão de Lula. “Eles são loucos. São conservadores, reacionários, repressores, mas não se arriscariam a prender Lula para transformá-lo em um herói. E mais; com que justificativa prenderiam Lula? Não podem alegar que tem dificuldades de encontrá-lo porque é um homem público. Me parece que para eles seria muito complicado prendê-lo. Eu descarto essa possibilidade”, afirmou Dilma.

julgamentoLulaporto alegre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confira a listagem e fotos dos candidatos que possivelmente serão eleitos no dia 15 de novembro para Câmara de vereadores em São Luís

Analisado o volume de campanhas nas ruas, o potencial político e eleitoral de cada candidato ao Legislativo da capital maranhense, o Blog do Lukas Carvalho publica nesta quarta-feira(04), faltando 11 dias para a eleição, os candidatos favoritos para conquistar uma vaga na Câmara de Vereadores de São Luís. A relação abaixo segue critério de vaga por partido. O Podemos deve eleger 04 vereadores, sendo os mais cotados: Sá Marques, Octávio Soeiro, Marcial Lima e Chaguinhas O PSL deve fazer 02 vereador, sendo Chico Carvalho e o Sebastião Albuquerque. No PCdoB, a expectativa é que o partido eleja 03 vereadores e os favoritos são, Astro de Ogum, Marcelo Poeta e Fátima Araújo O PL deverá eleger 02 vereadores, os favoritos da sigla são: Aldir Júnior e Eidimar Gomes No Democratas, deve eleger 02 nomes, Marquinhos e Edson Gaguinho O DC fará 01 vereador, acreditam que a favorita para se eleger será a Rejanny O PTB fará 01 vere...

Kaio saraiva é reeleito pressidente da OAB-MA

  Com uma votação bastante expressiva, o atual presidente da seccional maranhense da Ordem do Advogados do Brasil, Kaio Saraiva, obteve uma significativa vantagem na apuração dos votos, confirmando o seu franco favoritismo para exercer mais um triênio á frente da OAB-MA. Kaio Saraiva liderava a chapa 4 – ocasião em que fez uma forte campanha centrada na jovem advocacia e nas subseções espalhadas pelos diversos municípios do estado. Seu principal oponente, o professor e ex-diretor da ESA Marcelo Carvalho, líder da chapa 2, fez uma campanha bastante aguerrida e com denúncias contra o atual presidente da CAAMA Ivaldo Prado. A OAB/MA possui 17 Subseções no Estado, em sua maioria criada na atual gestão, após um estudo preliminar de viabilidade feito pela Instituição, que levou em consideração o número de advogados efetivamente residentes na base territorial, a existência de comarca judiciária, o levantamento e a perspectiva do mercado de trabalho. DIRETORIA Foi a seguinte a composição d...

Desvios de 13 milhões da educação foram parar na conta de parentes do prefeito de são Benedito do rio preto

  Alunos de São Benedito do Rio Preto, no interior do Maranhão sofrem com falta de transporte e manutenção nas escolas. Segundo investigações, R$ 13 milhões destinados à educação foram desviados — parte desse dinheiro foi parar na conta de parentes do prefeito e da primeira-dama. O município tem pouco mais de 18 mil habitantes e o registro do pior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do país do 1º ao 4º ano do ensino fundamental. Veja a reportagem: Desde janeiro de 2023, a cidade recebeu do governo federal R$ 91 milhões do Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Criado em 2007, o Fundeb tem o objetivo exclusivo de financiar a educação básica no país. Na escola com a pior nota no Ideb, um ônibus caindo aos pedaços é usado para transportar os alunos. Outra, onde não há qualquer transporte, força estudantes a caminhar seis quilômetros. Numa terceira, a ameaça que já dura mais de um ano é um buraco no meio da sala “É arriscado quebrar ...